quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

"A Toca do Coelho Restaurante" por Maria Delfina Gama

Qualidade na Usseira (Óbidos)

A fibra do empreendedor vê-se em momentos cruciais da nossa história: A Toca do Coelho Restaurante foi reaberto em plena pandemia pelo Chef Daniel Félix Monteiro, quem iniciou a profissão por mero acaso e nos diz que: “O insucesso escolar, levou-me ao sucesso profissional”. Em 2005 ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém onde adquiriu o gosto pela cozinha. Foi em Peniche o primeiro emprego numa abertura pela mão de Diogo Neto em 2008 a quem reconhece méritos e gratidão.







A Toca do Coelho estava aberta há quatro anos com alguns Clientes fidelizados, contudo com um serviço muito diferente do atual, a nova imagem da casa não teve uma boa aceitação inicialmente, mas com o tempo essa situação foi ultrapassada.

Este restaurante tem um serviço, no momento, totalmente familiar. A abertura foi em agosto de 2020 com muita expetativa, todavia com muita apreensão face aos números e notícias sobre a Covid-19. Nesta fase contou com o apoio dos seus familiares como uma medida de prevenção ao desconhecido que mantêm ainda, embora tenha consciência que alguns dos colaboradores “irão voar com as suas próprias asas” a médio prazo.










O contentamento com o já algum sucesso é suplantado pelo descontentamento com a elevada carga fiscal, as enormes dificuldades em contratar profissionais com algum conhecimento e experiência. Julga que “Entendimento entre os Proprietários seria mais vantajoso para todos”, o restaurante situa-se numa zona pacata na Usseira a cinco quilómetros de Óbidos, zona turística de excelência, com excelentes acessos e uma vista magnífica.

Pudemos sentir o ambiente acolhedor e a satisfação na face de cada cliente a saborear cada iguaria escolhida com uma apresentação “nouvelle cuisine” a par com o sabor tradicional. A satisfação com a atenção prestada por cada funcionário não só aos adultos, mas com algumas das crianças ali presentes. O “timing” perfeito entre pratos e mediante os pedidos de cada mesa, inicialmente, com uma mesa de quatro pessoas de nacionalidade inglesa com um aumento contínuo nas horas seguintes não só por turistas nacionais como estrangeiros além de habitantes locais.

A disposição das carnes para escolha dos clientes é uma excelente ideia, o que facilita em muito o atendimento. Pode-se observar o trabalho na cozinha de forma efetiva e sem grandes correrias, vozes altas ou “stress”. Ainda que com bastante trabalho, o Chef Daniel Félix Monteiro não se escusa a dar alguns minutos do seu tempo aos clientes que solicitam a presença para algumas informações e parabenizar.






















































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"A Toca do Coelho Restaurant" by Maria Delfina Gama

Quality in Usseira (Óbidos, Portugal)


Entrepreneur's fiber can be seen at crucial moments in our history, A[DG1] [DG2]  Toca do Coelho Restaurant was reopened in the midst of a pandemic by Chef Daniel Félix Monteiro, who started the profession by mere chance and tells us: “The failure at school took me away to professional success”. In 2005 he joined the Escola de Hotelaria e Turismo in Santarém (Hotel business school), where he acquired a taste for cooking. It was in Peniche the first job opening by Diogo Neto in 2008 to whom he recognizes merit and gratitude.

Toca do Coelho was open for four years with some loyal Customers, however with a service very different from the current one[DG3] , the new image of the house did not have a good acceptance initially, but with time this situation was overcome.
This restaurant has a totally familiar service [DG4] at the moment. The opening was in August 2020 with a lot of expectation, however with a lot of apprehension given the numbers and news about covid. At this stage, he had the support of his family members as a measure to prevent the unknown, which he still maintains, although he is aware that some of the employees “will fly with their own wings” in the medium term.


Contentment with already some success is replaced by discontent with the high tax burden, the enormous difficulties in hiring professionals with some knowledge and experience. He believes that “Understanding between the Owners would be more advantageous for everyone”[DG5] , the restaurant is located in a quiet area in Usseira, five kilometers from Óbidos, a tourist area of excellence, with excellent access and a magnificent view.


We could feel the warm atmosphere and satisfaction on the face of each customer, savoring each delicacy chosen with a “nouvelle cuisine” presentation alongside the traditional flavor. Satisfaction with the attention provided by each employee not only to adults, but also to some of the children present there. The perfect “timing” between dishes and according to the requests of each table, initially, with a table of four people of English nationality with a continuous increase in the following hours not only by national tourists, foreigners as well as locals.

The display of meat in a glass case, to facilitate the choice of customers, is an excellent idea, which greatly facilitates the service. It is possible to observe the work in the kitchen effectively and without running around, loud voices or “stress”. Although with a lot of work, Chef Daniel Félix Monteiro does not hesitate to give a few minutes of his time to customers who request their presence for some information or to congratulate him.

































































(texto da autoria de Maria Delfina Gama)

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