O novo conceito com assinatura do Chef Chakall já abriu no El Corte Inglés em Gaia. O espaço onde as Empanadas Argentinas são as ‘estrelas’ é uma homenagem à mãe, Susy.
Foi oficialmente inaugurado, no passado dia 3 de março, o novo conceito de restauração do Chef Chakall, no El Corte Inglés em Vila Nova de Gaia – La Susy by Chakall.
Além das Empanadas Argentinas, com um valor unitário de 2,95€, quem visitar o La Susy by Chakall poderá também encontrar outros ícones da gastronomia argentina como os Alfajores ou adquirir Dulce de Leche e Chimichurri (um molho tipicamente argentino que combina na perfeição com as empanadas – ou com as carnes), bem como vários vinhos argentinos com o cunho (e blend) do próprio chef e também vinhos nacionais com a sua assinatura.
Este espaço do chef argentino é o primeiro no norte de Portugal e é também o primeiro do conceito de franchising que presta homenagem em vida à sua mãe, Susana Maria Fisch - Susy - como sempre foi chamada pela família e amigos. La Susy by Chakall pretende partilhar as famosas empanadas argentinas e outras iguarias icónicas da gastronomia do seu país natal com o mundo. A primeira “paragem” é em Vila Nova de Gaia, mas já há planos de outras aberturas no futuro.
A ideia por trás de La Susy by Chakall começou a ser desenhada em plena pandemia por Chakall e pela irmã, Silvina Lopez, com o objetivo de eternizarem a receita secreta da mãe – cozinheira e empresária de restauração nos seus tempos áureos -, e tendo sido uma das primeiras aprendizagens na cozinha para os 6 irmãos. Como confessou Chakall, “comecei a aprender a fazer Empanadas com uns 5 ou 6 anos. Lembro-me que aos fins de semana, sobretudo, havia pessoas que viajavam 2 a 3 horas para vir ao restaurante da minha mãe só para se deliciarem com as empanadas dela. Eramos 6 irmãos e todos ajudávamos na cozinha. A nossa mãe é, de facto, a nossa maior inspiração!”
Durante a pandemia começaram o fabrico das empanadas que, numa primeira fase, tiveram como destino uma cadeia de supermercados em França, e o conceito começou a ser desenhado pelos irmãos até se materializar no primeiro espaço físico que agora nasce na principal avenida em Vila Nova de Gaia.
“Para o El Corte Inglés, cujo grande objetivo é servir bem os seus clientes apresentando a todo o momento propostas exclusivas, inovadoras e qualificadas, a parceria com o Chef Chakall representa, justamente, o cumprimento desse nosso propósito. La Susy by Chakall oferece uma extraordinária variedade de’empanadas’, com sabor, requinte e qualidade”, explica o diretor do El Corte Inglés de Gaia Porto, Tiago Paz.
Na inauguração do espaço, Silvina Lopez revelou também que já há planos de expansão da marca tanto a nível nacional, podendo Lisboa receber La Susy by Chakall em breve, mas Luxemburgo e Dubai estão também no horizonte num futuro próximo, a nível internacional.
Silvina partilhou ainda o que esperar do menu proposto que “apresenta além das Empanadas Clássicas de Carne (a Porteña) e a preferida das crianças com recheio de fiambre e queijo (a Patagónia), mais 12 sabores com criações de recheios que nos transportam para vários lugares do mundo, incluindo Portugal, que nos remetem para algumas das viagens que fizemos ao longo da vida.”
Chakall salientou ainda que “a receita secreta é da nossa mãe e com esta nova marca pretendemos trazer a Argentina para Portugal e daqui para o Mundo. O fabrico é feito em território nacional estando também para breve a abertura da unidade de produção própria na zona da Lourinhã.”
No La Susy by Chakall, no El Corte Inglés, enquanto se saboreia uma empanada pode viajar até Marrocos, Lapónia, Texas, Pequim, Capri, só para enumerar alguns dos destinos que fazem parte dos carimbos dos passaportes da família Lopez.
Todas as empanadas têm um recheio inspirado na gastronomia local de cada país ou cidade visitado, porque, segundo os irmãos “as viagens são também parte do nosso ADN e a comida efetivamente une as pessoas e as memórias que trazemos dos locais que visitamos. Para nós as empanadas fazem também parte da nossa cultura e sobretudo da nossa memória afetiva. Comer uma empanada remete-nos à nossa infância, aos cheiros, aos sabores e às memórias que nos trouxeram até aqui, mas acima de tudo ao que a nossa mãe representa nas nossas vidas.”
As Empanadas são muito práticas, ideais para um conceito de grab & go, podem ser degustadas no local, adquiridas em take away para levar para casa ou para o escritório, e, muito em breve, o La Susy by Chakall estará ainda disponível nas plataformas habituais de delivery.
Quem é La Susy?
A mulher pela qual, num país onde a empanada é “rainha”, as pessoas faziam horas de estrada só para ir provar as suas. Foi ela que descobriu formas - numa época na qual não era fácil congelar e embalar alimentos -, das pessoas que queriam dar a conhecer o verdadeiro sabor das empanadas às suas famílias em Itália, só para dar um exemplo, o pudessem fazer.
Mais informações sobre La Susy by Chakall: www.lasusy.com
Mais sobre Chef Chakall: www.chakall.com
Susana Maria Fisch – ou Susy, como lhe chama carinhosamente a família, nasceu numa pequena localidade de Buenos Aires em 1937. Trabalhadora incansável, uma verdadeira fortaleza, com mãos de ouro para a cozinha. O seu talento com os tachos, uma verdadeira dança de ingredientes transformados em pratos fabulosos. Além de cozinheira de mão cheia, foi, nos seus tempos áureos, uma grande empresária da restauração e liderou grandes equipas.
A receita secreta das suas empanadas seria apenas partilhada com os seus filhos.
Susy era a anfitriã perfeita nas mesas enormes dos seus restaurantes cheias de amigos e família sempre com empanadas - e um sorriso! - a acompanhar e a preencher os fins de semana.
Mãe de 6 filhos. Avó de 13 netos.
Toda uma vida de sacrifício para dar aos seus filhos o melhor que estava ao seu alcance. Muitas vezes mãe e pai ao mesmo tempo, foi sempre uma mulher batalhadora e um grande exemplo. Horas de trabalho infindáveis, sempre com uma energia inesgotável. Mulher de carácter firme e personalidade forte, mas carinhosa e muito resiliente. Uma vida de alegrias, mas também de muitos desafios e muitas lágrimas, uma mulher à frente do seu tempo. Uma lição de vida para todos os que a rodeiam, um exemplo de que todos os dias da nossa vida são uma nova oportunidade para recomeçar, uma e outra vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário