Bem sei que uma lasanha deve levar uma bela pasta fresca! Como tal, peço perdão aos mais sensíveis por chamar lasanha a este prato. Não quero, de todo, induzir alguém em erro.
Experimentar coisas diferentes na esperança de ser igual, parece-me quase um contrassenso. Não é a lasanha que estamos habituados e que é deliciosa. É diferente e isso significa exatamente… ser diferente – O que pode ser muito bom! Vai depender unicamente do seu paladar.
Neste prato em concreto, utilizei enchidos porque queria aproveitar coisas que tinha em casa, no entanto, pode perfeitamente ser elaborado com a típica bolonhesa. Em relação à couve, usei penca, mas pode alterar para outra a gosto. A quantidade de folhas de couve vai depender do tamanho das folhas, mas também do tamanho do tabuleiro a usar. Eu usei cerca de 3 folhas de couve por camada (3 camadas).
Basicamente, estamos a fazer substituições de alimentos. Vamos usar a couve na vez da massa, o húmus na vez do bechamel e os enchidos na vez da bolonhesa.
Experimentamos?
RECEITA NA CATEGORIA DE CARNES:
“Lasanha” de Couve com Húmus e Enchidos
Ingredientes (4 pessoas):
- 9 Folhas de Couve Penca cozidas em água com sal e escorridas
- ½ Chouriço picado
- 12 Fatias de Chourição
- 12 Fatias de Mortadela
- 200 g de Queijo Ralado
- 200 g de Húmus
- 300 ml de Molho de Tomate
Confeção na CasaDePau:
1. Começar com uma leve camada de húmus a forrar o tabuleiro, adicionar as folhas de couve esticadas como se fossem as placas de lasanha, adicionar parte dos enchidos e algum molho de tomate;
2. Voltar a forrar o tabuleiro com couve, adicionar uma camada de húmus, enchidos e molho de tomate;
3. Repetir até terminar os ingredientes e deixar uma boa camada de queijo por cima;
4. Levar ao forno a 180ºC, cerca de 15 minutos, até dourar o queijo e envolver os sabores.
(receita de Marlene Freire do Projeto Casa de Pau – Sabor com Amor)
Sem comentários:
Enviar um comentário