Hoje trago-vos uma empada de carne picada. Pode usar carne já cozinhada ou fazer com a carne crua. É também uma empada que aproveito para utilizar os legumes que já estão a pedir utilização. Hoje usei cenouras, ervilhas e abóbora, mas pode usar outros legumes.
É, no fundo, um prato de reaproveitamentos, se for o caso, ou um prato feito de origem, ambos ficam deliciosos.
"Empada" vem da forma simplificada, da espanhola "empanada". A origem da palavra vem do latim panis que significa pão. As empadas são um sucesso mundial e cada país faz o seu recheio: frango, camarão, galinha, queijo, bacalhau, só para falar das salgadas. Existem muitas possibilidades e esta é mais uma.
Espero que gostem!
RECEITA NA CATEGORIA DE CARNE:
Empada de Carne Picada
Ingredientes:
- 2 embalagens de massa folhada redondas
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 500 gr de carne picada, usei metade vaca, metade porco
- 1 c. de sopa de azeite
- 2 c. de sopa de polpa de tomate
- 1 cenoura cortada em cubos
- 1 chávena de ervilhas
- 1 chávena de abóbora aos cubos
- salsa q.b.
- 1 ovo
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- queijo parmesão ralado
- sementes a gosto, usei de nigella
Preparação:
- Numa frigideira, coloque o azeite e a cebola picada com o dente de alho também picado. Deixe murchar, depois junte a carne e deixe fritar um pouco, até alourar. Junte a polpa do tomate, a salsa, o sal e a pimenta e deixe cozinhar um pouco.
- Junte os legumes, mexa, tape com água quente e deixe cozinhar, até evaporar quase todo o caldo. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Forre com uma folha de massa folhada uma tarteira redonda com fundo amovível, por cima coloque o papel vegetal da própria embalagem e por fim coloque feijões ou pedras de culinária. Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 10 a 15 minutos.
- Retire os feijões e o papel, coloque a carne na tarteira, salpique com o queijo, alise.
- Tape com a outra folha de massa folhada, pincele com o ovo batido. Pique a massa com um garfo, salpique com sementes a gosto e leve ao forno durante 30 a 35 minutos.
- Retire do lume, deixe descansar por 5 a 10 minutos. Sirva quente.
Bom Apetite!
(texto da autoria de Lobélia Baptista, detentora do Blog Da Horta para a Cozinha)
Sem comentários:
Enviar um comentário