Esta receita da cozinha tradicional francesa é hoje uma tarte confeccionada em
todo o mundo. Tem uma história sobre a sua origem onde se conta que...
... duas irmãs francesas eram as responsáveis pela cozinha do Hotel Tatin que tinham herdado de seu pai. Caroline e Stéphanie faziam as refeições num dia de muito movimento, quando esta última terá reparado que os ingredientes da tarte já estavam na forma, mas que se tinha esquecido de colocar a base. Pensou que poderia tentar remediar a sobremesa e colocou a base sobre o preparado, cozinhando desta maneira a tarte ao contrário.
Quando a serviu, os clientes ficaram deliciados com o resultado e esta tarte caramelizada ganhou rapidamente fama. Foi sendo confecionada um pouco por toda a França até atravessar fronteiras e chegar às mesas um pouco por todo o lado.
Partilho convosco a receita que faço e espero que gostem tanto como aqui em casa!
RECEITA NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:
Tarte Tatin
Ingredientes:
Massa
- 350 gr de farinha
- 135 gr manteiga à temperatura ambiente
- 100 gr de açúcar
- 50 gr de farinha de amêndoa
- 1 ovo
Recheio
- Água
- 200 gr de manteiga
- 8 maças
- 200 gr de açúcar
- Caramelo
- 200 gr de açúcar
- 100 gr de manteiga
Confeção:
- Comece por fazer a massa. Misture, com os dedos, as farinhas, o açúcar e a manteiga, depois de ter uma massa com aspeto areado acrescente o ovo.
- Misture muito bem e envolva em filme plástico de cozinha. Coloque no frigorífico cerca de 1 hora.
- Entretanto retire a casca e as pevides a 8 maçãs de tamanho médio (a qualidade que preferir). Corte em fatias grossas e coza-as em água com manteiga e açúcar. As maçãs devem ficar macias, mas sem se desfazerem. Verifique a quantidade de água, pois esta apenas deve cobrir as maçãs.
- Entretanto faça o caramelo: leve ao lume, num recipiente antiaderente, o açúcar, assim que começar a alourar apague o lume e misture a manteiga.
- Unte uma forma (eu prefiro usar a lisa de bolos). Coloque o caramelo e disponha, por cima, as maçãs já cozinhadas.
- Estenda a massa numa superfície lisa. Não precisa de usar o rolo da massa, bastará estendê-la formando um disco uniforme, um pouco maior que a forma.
- Coloque a massa sobre a camada de maçãs e pressione as bordas da massa para dentro, entre a maçã e as paredes da forma. Por isso é que não é preciso ficar perfeitamente redonda, esta tarte rústica é assim mesmo.
- Vai a cozer no forno a 200º cerca de 20 minutos. Quando retirar a tarte para o prato de servir, vai perceber que ela escorre um bocadinho, é natural. Serve-se morna, mas fria é igualmente agradável.
Bom apetite!
(receita da autoria de Cristina do Blog Coisas de Feltro)
Sem comentários:
Enviar um comentário