Massa Filo, ou Phyllo, da palavra Grega, que significa "folha", é uma das minhas preferidas para sobremesas e receitas salgadas. É uma massa sem fermento e com folhas muito finas e, quando assada, fica muito crocante!...
É muito usada no Médio Oriente, na zona do Mediterrâneo e dos Balcãs. Quem não conhece a Baklava, ou o Borek, feitos com esta massa?
Dizem que a esta massa é de origem Turca, e foi no período Bizantino que esta massa foi mais divulgada, chegando até aos dias de hoje. Mas há indícios que já os Assírios a faziam para confecionar pão.
Quem já teve a sorte de ver fazer esta massa, ficou certamente maravilhado com a mestria de, numa mesa gigante, pegar numa bola de massa e, a pouco e pouco, esticá-la, até que fique fina como o papel e do tamanho da mesa.
Felizmente que já se pode comprar feita e algumas de boa qualidade.
Hoje trago-vos uma receita que pode ser entrada, refeição, e boa para as marmitas. Com três ingredientes que gosto muito: a massa filo, os cogumelos e a quinoa.
Espero que gostem!
RECEITA NA CATEGORIA DE OUTRAS RECEITAS:
Folhados de Massa Filo com Quinoa e Cogumelos
Ingredientes:
- ½ chávena de quinoa cozida
- 300 gr de cogumelos
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- salsa, ou coentros q.b.
- 1 dl de azeite
- 1 cenoura
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- 1 embalagem de massa filo
- manteiga, ou azeite, para pincelar
Confeção:
- Comece por cozer a quinoa. Num tacho coloque uma chávena e meia de água e deixe levantar fervura. Junte a quinoa que lavou previamente em água corrente e junte o sal. Deixe cozinhar durante 10 minutos, ou até a quinoa ter absorvido toda a água. Retire do lume, tape o tacho e deixe descansar mais cinco minutos. Mexa com um garfo.
- Faça o refogado com a cebola, o fio de azeite, e o dente de alho esmagado. Deixe cozinhar até ter a cebola translucida. Junte a cenoura ralada e os cogumelos cortados em cubos pequenos. Tempere com sal e pimenta, junte as ervas e deixe cozinhar até os cogumelos terem absorvido toda a água.
- Coloque a quinoa numa taça, junte os cogumelos, envolva bem, retifique temperos. Deixe arrefecer completamente.
- Abra as folhas da massa filo. Pincele uma com a manteiga derretida. Dobre ao meio, pincele e volte a dobrar ao meio até obter um quadrado. Coloque o quadrado nas formas de muffins. Encha com o preparado. Dobre as pontas da massa para dentro grosseiramente, até tapar o recheio. Pincele novamente com a manteiga.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante 15 minutos, ou até a massa estar douradinha e estaladiça.
- Retire do forno, deixe descansar cinco minutos. Desenforme.
- Sirva mornas com uma salada a gosto.
(texto da autoria de Lobélia Baptista, detentora do Blog Da Horta para a Cozinha)
Sem comentários:
Enviar um comentário