Um pão sem glúten não é a mesma coisa que um pão com glúten.
No entanto, não tem de ser fraco, sem sabor, pouco fofo, … é simplesmente diferente. Se usamos ingredientes diferentes, é natural que tenhamos resultados diferentes.
Eu, como não sou celíaca, prefiro comer pão com glúten, mas tinha lá em casa algumas farinhas que precisavam de ser gastas por causa da validade. Podia usar apenas farinha de trigo-sarraceno e farinha de arroz, mas como não tinha o suficiente, acrescentei também a farinha de grão.
O psyllium vai ajudar a unir toda a mistura, por isso acho importante usar. Também podem substituir o fermento seco por fermento fresco de padeiro.
Idealmente, deixem arrefecer bem, para depois conseguirem fatiar sem se partir - na CasaDePau foi comido morno com manteiga e compota.
Arriscam-se a fazer para provar?
RECEITA NA CATEGORIA DE OUTRAS RECEITAS:
Pão de Trigo Sarraceno
Ingredientes:
- 2 Chávenas de farinha de trigo-sarraceno
- 1 Chávenas de farinha de arroz
- 1 Chávenas de farinha de grão-de-bico
- 1 + 1/2 Chávenas de água morna
- 1 Saqueta de fermento seco (7g)
- 2 Colheres de sopa de psyllium
- 1 Colher de chá de sal
- 1 Colher de chá de açúcar
- 1 Colher de chá de azeite
Confeção na CasaDePau:
- Numa chávena de água adicionar o fermento e o açúcar. Mexer e deixar repousar uns minutos até o fermento ativar (fica uma espuma branca);
- Numa taça misturar as farinhas com o psyllium, o sal e o azeite;
- Ir adicionando a água com o fermento e mexendo. Acrescentar a água restante aos poucos até formar uma massa compacta que não cola na taça;
- Amassar bem, formar uma bola e deixar repousar 2horas;
- Levar ao formo a cozer por 15/20 minutos a 200ºC;
- Deixar arrefecer (ou pelo menos amornar), fatiar e saborear.
___________________________________________________________________________________
Nota: meu caro leitor, não se esqueça que existe, na intitulada «área exclusiva» de todos os Subscritores da Revista P´rá Mesa, um Voucher de Desconto para gastar na compra do livro "Casa de Pau- Sabor com Amor" da autora Marlene Freire!!
Por isso, se ainda não é Subscritor, inscreva-se diretamente através do link http://eepurl.com/hPd-Jj, que, assim que possível, irá receber, no seu email de subscrição, um Cartão de Subscritor com as respetivas senhas corretas para aceder a essa mesma área e sem pagar mais nada por isso!
Sem comentários:
Enviar um comentário