A produção de água-mel no nosso país é já muito antiga.
Recorrendo a saberes e sabores ancestrais, a água mel é obtida a partir de mel, pólen e própolis que ficam na cera dos opérculos.
Essa cera é lavada em água morna e o líquido obtido é levado ao lume muito brando durante 10 a 12 horas. Para saber se a água-mel está pronta, deixa-se cair uma gota da mesma na unha. Se ficar redondinha, considera-se que está pronta e pode retirar-se da fonte de calor. A água-mel pode ser usada para molhar o pão ou na confecção de bolos ou, numa versão mais “gourmet”, como tempero de saladas.
Em França, por exemplo, a água-mel é já muito utilizada, principalmente para temperar saladas, substituindo o molho inglês ou o molho de soja. Para além de produto alimentar, a água-mel tem sido também usada no tratamento de algumas doenças menores pelas populações (constipações, doenças das vias respiratórias, entre outras).
Bolo de água-mel simplesmente delicioso para acompanhar um café.
Deixo a receita para experimentarem…
RECEITA NA CATEGORIA DE OUTRAS RECEITAS:
Bolo de água-mel
Ingredientes:
- 6 ovos
- 2 dl de água-mel da By Quintal
- 165 g de açúcar amarelo
- 2 dl de azeite
- 375 g de farinha com fermento
- Nozes
- Uma pitada de sal
- Água-mel q.b. para servir
Confeção:
1. Numa taça, misturar as gemas com o açúcar, a água-mel, o azeite, as nozes e a farinha.
2. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e envolver na mistura anterior.
3. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, numa forma de buraco untada com manteiga, durante 45 a 50 minutos.
4. Servir com água-mel.
___________________________________________________________________________________
Nota: meu caro leitor, não se esqueça que existe, na intitulada «área exclusiva» de todos os Subscritores da Revista P´rá Mesa, um Voucher de Desconto para gastar na compra de "Mel By Quintal" fornecido pela loja da autora convidada Maria João Lopes!!
Por isso, se ainda não é Subscritor, inscreva-se diretamente através do link http://eepurl.com/hPd-Jj, que, assim que possível, irá receber, no seu email de subscrição, um Cartão de Subscritor com as respetivas senhas corretas para aceder a essa mesma área e sem pagar mais nada por isso!
Sem comentários:
Enviar um comentário