PESQUISA POR TEMA

sexta-feira, 29 de julho de 2022

"Receita de Panna Cotta" por Cristina Ramos


Descubra hoje como preparar uma sobremesa leve e delicada, mas que combina sempre bem com qualquer final de refeição.


«A panacota ou panna cotta (em italiano significa literalmente "nata cozida") é uma sobremesa típica da região italiana de Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela, podendo ainda contar com pedaços de fruta ou chocolate, para adornar o prato. 

Consome-se fria, por si só ou guarnecida com compotas, calda de fruta ou, ainda, com pedaços de fruta fresca ou de chocolate.» 

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Panacota)

RECEITA NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:
Panna Cotta


Ingredientes:

    Base
    • 500 ml natas gordas
    • 100 ml leite
    • 4 folhas gelatina incolor
    • 3 colheres (sopa) de açúcar baunilhado
    Calda
    • 400 g frutos vermelhos congelados
    • duas colheres (sopa) de água
    • açúcar a gosto

    Confeção:

    1. Levar a lume brando o leite, as natas e o açúcar baunilhado. Mexer continuamente uns 5 minutos, para cozinhar sem ferver. Demolhar as folhas de gelatina em água fria, para hidratarem. Espremer e misturá-las no leite, já fora do lume. Deitar em tacinhas individuais ou em chávenas, que servirão de forma. Guardar no frigorífico até ao dia seguinte (pode preparar de manhã, se for para servir ao jantar). Para desenformar, deve passar as forminhas por água quente para facilitar a saída.
    2. A calda vai ser preparada antes de desenformar a panna cotta, aguardando o tempo suficiente para arrefecer: colocar num tachinho as frutas com a água e açúcar a gosto e deixar desfazer um pouco em lume brando.
    3. Depois de desenformar a panna cotta para um prato individual, colocar sobre ela a calda de frutos que entretanto terá arrefecido.
    4. Outra forma de servir é colocar a primeira mistura de natas cozinhadas em tacinhas de vidro, deixar solidificar no frigorífico e colocar por cima a mistura de frutos vermelhos. Assim terá na mesma uma sobremesa bonita, sem ter que desenformar.

    Bom apetite!


                                                               (receita da autoria de Cristina do Blog Coisas de Feltro)

    Sem comentários:

    Enviar um comentário