A Tasquinha do Gil situa-se na Aldeia da Mata Pequena a cerca de 9 km do centro de Mafra, 42 km de Lisboa, 32 km de Torres Vedras e 18 km de Sintra.
Este é um restaurante que só
com felizes recomendações encontramos e onde podemos disfrutar de uma refeição
de qualidade num ambiente familiar.
Comida tradicional
a preços muito acessíveis com um atendimento extremamente personalizado e
célere. Pessoas de muito bom trato e trabalhadoras para quem o bem servir é
primordial diariamente.
Rodeados pela
natureza podemos encontrar alguns animais na rua e disfrutar de uma magnifica
vista da esplanada.
Valorizo muito quem se dedica à hotelaria, restauração e similares, valorizo quem perdura nesta atividade apesar de não ser uma tarefa nada fácil, só quem passa por ela tem uma noção rara do que é servir com esforço e dedicação.
Em que momento
decidiram abraçar este projeto? E porquê?
Decidimos abraçar este
projeto em outubro de 2012, numa altura em que eu (Filipe) estava a acabar a
licenciatura em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de
Hotelaria do Estoril e a Cristina e o Carlos numa fase mais atribulada a nível
profissional. Com base nisto e uma vez nós tomando conhecimento de que este
espaço estava disponível, decidimos "lançar-nos de cabeça" em busca
de melhores condições profissionais que aquelas que se perspetivam na altura.
Como desenvolveram e
ganharam a paixão que vemos pela vossa atividade?
De uma forma amadora,
o gosto pela cozinha e pela gastronomia sempre esteve presente na nossa
família, mesmo antes da minha geração ou da Cristina. Aliando isso ao
conhecimento que adquiri durante o meu curso e ao sentido de empreendedorismo
que tivemos e continuamos a ter, acho que se torna fácil ganhar esta paixão.
Eu sei que trabalharam
por conta d`outrem durante anos, antes disso já tinham trabalhado por conta
própria ou é a primeira vez com este projeto?
É a minha primeira vez
a trabalhar por conta própria, contudo, o Carlos e a Cristina tiveram uma
empresa na área das telecomunicações durante vários anos.
O que os levou a escolher esta localização?
Acreditamos que é um
sítio com condições únicas. O estar isolado do resto do mundo com toda a
natureza envolvente e vista desafogada, mas ao mesmo tempo perto dos centros
urbanos pareceu-nos ser o equilíbrio perfeito para aquilo que
pretendíamos de um ponto de vista comercial, mas que ao mesmo tempo fizesse
as pessoas sentirem-se bem e gostarem de estar no nosso espaço.
Podemos considerar que
com este projeto começaram do zero?
Sem dúvida. Embora
antes de nós, a Tasquinha do Gil já tivesse sido um restaurante, estava fechada
a algum tempo e o pouco nome que tinha no mercado não era o melhor e por isso
foi necessário uma dose extra de esforço da nossa parte para que as coisas
corressem da forma como correram.
Tal como aconteceu comigo, conseguiram fidelizar os Clientes de uma forma rápida: quais os ingredientes para isso?
Acreditamos que se
deve muito à consistência do trabalho, do serviço que prestamos e da qualidade
da comida. São já 10 anos abertos, 10 cartas totalmente diferentes umas das
outras, todas elas com sucesso e que comprovam que continuamos a crescer
de ano para ano.
Desde a abertura, quais
foram as maiores dificuldades com que se depararam?
Sem dúvida que a localização embora seja uma mais valia atualmente, de início não o foi. Foi algo complicado fazer as pessoas chegarem até nós, uma vez que não se trata de um local propriamente de passagem. Muitos dias foram passados sem qualquer cliente, quer ao almoço, quer ao jantar, apenas porque ninguém sabia que existíamos.
O que gostariam de ver
mudado na restauração?
Gostávamos que
houvesse um bocadinho mais de respeito por quem trabalha na restauração. Que se
percebesse, por exemplo, que a restauração é um negócio como qualquer outro e
se se respeita os horários de um supermercado ou de uma loja, não há motivo
para não se respeitar os de um restaurante. É uma área com condições de
trabalho às vezes bastante ingratas e acredito que isso só poderá mudar com o
esforço de todos os envolvidos: patrões, empregados e clientes.
Fazem eventos? Qual a
capacidade para lugares sentados?
Fazemos eventos, como casamentos/batizados, festas de anos ou eventos empresariais. A capacidade máxima para este tipo de evento são 50 pessoas, sendo que os menus são personalizados para cada ocasião.
Têm serviço de “take
away” e entregas ao domicílio?
Não, não temos take
away e entregas ao domicílio. Acreditamos que a melhor maneira de
experienciar a nossa cozinha é no local. Qualquer outra forma poderia pôr em
causa o nível de qualidade que queremos atingir.
Quais são os pratos
mais escolhidos pelos Clientes?
Todos os anos, a nossa
carta de petiscos muda completamente. Saem os cerca de 20 petiscos que a
compõem e entram outros 20. Como tal, todos os anos os pratos mais
escolhidos são sempre diferentes. Este ano podemos dizer que os mais escolhidos
serão sem dúvida os Croquetes de Queijo e Bacon com Chutney de Banana e o
Lombinho de Porco com Mostarda Antiga.
E sobremesas?
Tal como a carta dos
nossos petiscos, a das sobremesas muda também anualmente, como tal acaba sempre
por haver um "campeão de vendas" por ano. Atualmente, esse destaque
vai sem dúvida para o Crumble de Banana e Caramelo Salgado (sobremesa que
aparece na foto).
O restaurante está
aberto todo o ano? Fecha para férias ou folga semanal?
Sim, estamos abertos
todo o ano de quarta a domingo. Contudo, de Inverno durante a semana apenas
servimos mediante reserva. Fechamos para férias no Natal/Ano Novo, na Páscoa e
no final do verão.
Aldeia da Mata Pequena,
Rua São Francisco de Assis, 3,
Mafra, Portugal
Contato: +351912460848
Visitem e dêem-me “feedback”
da Vossa experiência nesta zona de
Portugal.
(texto da autoria de Maria
Delfina Gama)
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