"Há muitos séculos, na aldeia histórica de Marialva (na região da Beira Alta), vivia uma bela donzela. Como era muito formosa deixou um nobre encantado com a sua beleza. Ele pretendia desposá-la. Por isso, encomendou os serviços de um sapateiro, pedindo-lhe que este fizesse uns sapatos para a donzela.
No entanto, o nobre pretendia fazer uma surpresa. Por isso, o sapateiro deveria arranjar uma forma de conseguir um molde dos pés da donzela, de modo aos sapatos servirem na perfeição nos pés da donzela.
O sapateiro espalhou farinha nos pés da cama da donzela. Foi essa a estratégia usada para acertar no tamanho do pé da donzela. Assim, quando ela pisasse a farinha, deixaria a marca no chão.
Contudo, o sapateiro olhou para a forma das pegadas deixadas no chão e constatou que a donzela tinha “pés de cabra”. O sapateiro indiferente, mas competente e profissional, fez uns sapatos perfeitamente adequados aos pés da donzela. Mas, quando o nobre entregou o presente à donzela, a donzela percebeu que já todos sabiam do seu defeito. Por isso, o seu desgosto fez com que ela se atirasse da torre do castelo.
A donzela tinha o nome de Maria Alva. A torre do castelo, mesmo em ruínas, pode ainda ser vista. Diz a lenda que é possível ver a Dama do Pé de Cabra vaguear na torre de menagem do castelo…"
Sem comentários:
Enviar um comentário