Será que a redução do IVA no cabaz de alimentos essenciais fará diferença nas contas do supermercado?
Na minha opinião não, sem ensinarmos o que deve estar no prato da refeição e as quantidades não é com a descida do IVA que vamos conseguir que as famílias tenham uma alimentação adequada.
Deixo algumas sugestões para que poupem na alimentação de modo a ver diferença na carteira ao final do mês.
- Veja os folhetos de promoções, o que ainda tem em casa na dispensa, frigorifico ou congelador e faça uma ementa semanal, depois elabore a lista de compras. Não compre o que não está na lista mesmo que seja tentador e nunca vá às compras com fome.
- Na ementa dá preferência a confeções que sejam de tacho são as que redem mais.
- Quando cozinharem no forno aproveitem e façam vários pratos, por exemplo lombo assado, legumes no forno gratinado, e arroz de forno. De modo a aproveitarem o tempo e o consumo de eletricidade ou gás. Aproveite e faça sempre mais quantidade de comer de modo a que possa congelar algumas refeições já preparadas.
- Aproveita confeções iguais e faz pratos diferentes, como por exemplo a carne picada, podem fazer em grande quantidade e depois utilizarem em esparguete à bolonhesa, empadão ou lasanha.
- Faz algumas refeições sem proteína animal (carne, peixe, ovos) e coloca leguminosas com proteína principal, como por exemplo caril de grão, feijoada com cogumelos ou salada russa com macedónia.
- Não compres alimentos processados, não necessitamos de os ter à refeição.
- Come sopa às refeições principais para garantir que ingere legumes e dê preferência a frutas sazonais.
Com estas medidas já irá poupar e sentir diferença na carteira.
(texto da autoria de Mária Benedito)
Sem comentários:
Enviar um comentário