Ou será que preferia servida frita na frigideira, acompanhada de batata igualmente frita e ovo estrelado??
Garanto-vos que a melhor forma de degustar uma alheira é assada com amor e carinho no forno!
E a mais peculiar das alheiras é precisamente a que é oriunda de Mirandela, na região de Trás-os-Montes, frequentemente considerada a de melhor qualidade, tendo sido nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, para além de, desde 1996 ter proteção de Especialidade Tradicional Garantida (ETG), vamos experimentar?
"Segundo a tradição, este enchido terá sido criado por cristão-novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como peru, galinha e outras aves."
(fonte: Alheira – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org))
"Já nos tempos do Rei D. Dinis há relatos de se fazer “Tabafeira” nas terras transmontanas. A “Tabafeira” é um termo transmontano que designa chouriço recheado de pão de trigo, gordura e carnes cozidas, de várias qualidades. Aparece também em vários locais como sinónimo de “Alheira”. Na Grande Enciclopédia da Cozinha, de Maria de Lourdes Modesto, está registado, com a descrição: “nome que se dá em Trás-os-Montes a um chouriço recheado de pão de trigo, gorduras e carnes, tudo cozido”."
(fonte: Alheira de Mirandela, tabafeira ou o chouriço dos judeus? - Margarida Ferreira)
RECEITA NA CATEGORIA DE CARNE:
Alheira de Mirandela Eurofumeiro assada no forno
Ingredientes:
- 200 g de nabiças
- 4 batata grandes
- sal e azeite q.b.
- 2 alheiras de Mirandela Eurofumeiro
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de paprika
Confeção:
- Pré-aquecer o forno a 160 °C.
- Cozer separadamente as nabiças e as batatas em água temperada com sal.
- Deitar um pouco de azeite numa frigideira que possa ir ao forno.
- Picar as alheiras várias vezes com um palito, para depois serem colocadas na frigideira e irem ao forno cerca de 40 minutos, virando-as a meio do tempo.
- Quando as nabiças e as batatas estiverem cozidos, escorrer tudo muito bem.
- Numa frigideira, verter um pouco de azeite, para em seguida saltear as nabiças juntamente com 2 dentes de alho esmagados.
- Pelar as batatas e cortá-las às rodelas grossas.
- Levar a frigideira, onde as alheiras foram cozinhadas, ao lume, e polvilhar com um pouco de paprika, para a seguir colocar as rodelas de batata e 2 dentes de alho esmagados.
- Saltear as rodelas de batata de ambos os lados em lume médio a forte, até ficarem douradas.
- Servir as alheiras assadas no forno com as rodelas de batatas douradas e as nabiças salteadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário