E já se passaram 5 anos desde que criei Revista P´rá Mesa no dia 15 de janeiro de 2019, que sensação!
É que, no caso de não se recordar, ou de simplesmente não saber, foi em 2017 que comecei a publicar em www.cozinhacomrosto.pt com o lema de que "toda a cozinha tem um rosto" e "todos nós somos o que comemos", para passado algum tempo surgir a Revista P'rá Mesa, ainda que em primeiro lugar tenha sido enviada em formato de PDF para quem só subscrevia, na altura, esse mesmo Blog.
E talvez aquelas que me deram, nessa altura, mais gozo a fazer foram, sem dúvida, as duas últimas que tinha a ver precisamente com o concelho onde eu resido, Odivelas!
Dessa forma, confesso que fiquei a conhecer mais e melhor acerca de uma zona de Portugal que, mesmo sendo localizada junto à capital de Lisboa, tem muita história por contar e segredos por desvendar, ou não fosse o Rei Trovador, mas também o Lavrador, El Rei Dom Dinis, que desposou Isabel de Aragão, conhecida por Rainha Santa, o fundador do icónico Mosteiro de Odivelas, mas coincidentemente de igual importância para a atual cidade de Leiria, devido ao facto de mandar plantar a maior e mais antiga mata nacional de Portugal, o Pinhal de Leiria, zona donde eu sou também natural, quem diria!
Entretanto, em 2022, surgiu, a Revista P'rá Mesa em formato online em www.pramesa.pt, já que é na "mesa" que está o "comer" e onde provavelmente passamos grande parte da nossa vida a conversar, nem que seja com os nossos próprios botões, não é verdade?
Com tudo isto, vamos então dar início a um conjunto de novidades na Revista P´rá Mesa, tendo já agendado, para esta semana, os seguintes artigos:
- divulgação dos textos mais vistos em 2023 em www.pramesa.pt
- convite para revisitarem os vídeos já publicados no canal do YouTube da Revista P´rá Mesa
- divulgação de novos Autores Convidados, Parceiros e Vouchers de Desconto da Revista P´rá Mesa
RECEITAS NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:
Toucinho do Céu do Convento de Odivelas
Ingredientes:
- 1 clara
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 pitada de canela
- 130 ml de água
- 250 g de miolo de amêndoa moído
- 500 g de açúcar
- 9 gemas
- açúcar em pó p/ polvilhar
Confeção:
- Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe ferver até atingir o ponto de pérola (quando levanta a colher, forma-se uma gota resistente, como uma pérola).
- Bata a clara em castelo bem firme.
- Ligue o forno a 180º C.
- Unte generosamente uma forma redonda com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Reserve.
- Quando a calda estiver no ponto, retire do lume, junte a amêndoa, a manteiga e a canela. Envolva bem e leve ao lume brando a engrossar.
- Retire o preparado do calor, junte as gemas, ligeiramente batidas, usando um passador de rede fina.
- Mexa bem e deixe a amornar um pouco antes de envolver a clara em castelo.
- Deite a mistura na forma e leve ao forno cerca de 30 minutos. Vigie a cozedura e, se necessário, tape a forma com papel vegetal para não queimar a superfície do doce, que deve ficar dourada e estaladiça.
- Deixe o toucinho do Céu arrefecer e polvilhe abundantemente com açúcar em pó.
(fonte: https://www.cozinhatradicional.com/toucinho-do-ceu-do-convento-de-odivelas)
Sem comentários:
Enviar um comentário