Gostava de ver mais receitas em vídeo simples e práticas para o dia a dia, aqui na Revista P´rá Mesa? Então fique atento!...
Quando viajo, além dos passeios, também mostro algumas receitas práticas que são feitas no alojamento escolhido! Através da minha adorada "Cozinha em Viagem", registo esses bons momentos para recordar e levo-vos comigo para outras paragens!"
(fonte: https://www.youtube.com/@LydiaRibeiro)
Depois digas nos comentários, quais é que são os vídeos que mais aprecia em https://www.youtube.com/@LydiaRibeiro, combinado?
1. Em primeiro lugar, quem é Lydia Ribeiro e qual a sua formação profissional e naturalidade?
Lydia Ribeiro: Por ter nascido em França, LYDIA foi o meu nome de nascimento com a letra Y, mas, nos registos portugueses, esta grafia não foi aceite e passei a ser oficialmente LÍDIA! Ao criar o meu canal YouTube, quis retomar o meu nome inicial!
Sou licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Português e Francês, e sou feliz como professora numa Escola Secundária. Como gosto de pesquisar e aprender, fiz um Mestrado em Literatura Portuguesa e concluí também a parte curricular do Curso de Doutoramento em Literatura Portuguesa (Investigação e Ensino), ambos na Universidade de Coimbra.
2. E como é que nasceu esse seu gosto pela cozinha?
Lydia Ribeiro: Num caderninho que tem mais de 50 anos, religiosamente guardado, encontra-se, no meio das primeiras letras, um desenho meu de que gosto particularmente: uma COZINHA! Para mim, este espaço da casa desde sempre esteve envolto em magia, pelos sabores e cheiros que dali provinham! Observava a minha mãe, excelente cozinheira, enquanto fazia as refeições e ajudava desde pequena, como podia! Quando tinha 13 anos, algumas vizinhas pediam autorização aos meus pais para que eu fosse ajudar na preparação das festas de aniversário! E era eu que já era responsável pela preparação dos bolos e que os decorava!
3. Que tipo de receitas é que gosta mais de cozinhar e para quem costuma fazê-lo?
Lydia Ribeiro: Gosto sobretudo de elaborar sobremesas, mas como não podemos viver apenas de doces, preparo as refeições em casa, privilegiando, sempre que posso, produtos vindos diretamente de uma agricultura caseira. Por isso, tenho um cantinho no canal YouTube onde reúno este tipo de receitas, intitulado DO QUINTAL PARA A MESA!
4. No que diz respeito ao seu projeto do canal Youtube LYDIA RIBEIRO, quais é que têm sido os vídeos mais vistos ao longo do tempo e qual o feedback que tem recebido das pessoas que vão assistindo aos mesmos?
Lydia Ribeiro: O vídeo com maior sucesso é o do bolo preferido do meu marido e do meu pai! É um bolo de bolacha Maria, sem manteiga, nem leite condensado! Quanto à receita que obteve maior sucesso, somando mais de 93 mil visualizações no espaço de uma semana, é um prato de que gosto muito, por ser saboroso e por representar “desperdício zero”! É a tradicional “Roupa velha”, com as sobras do bacalhau da Consoada!
5. E o que tem a dizer acerca das suas experiências em “Cozinha em Viagem”?
Lydia Ribeiro: A secção “Cozinha em Viagem” nasceu das minhas experiências durante a pandemia, pois, devido às restrições que eram impostas, começámos a optar mais frequentemente por alojamentos com cozinha integrada (para evitar deslocações a restaurantes) e quis mostrar como é possível cozinhar pratos rápidos e deliciosos, quando estamos fora de casa! Tenho de continuar a investir nesse capítulo!
6. Quer sugerir alguma receita em especial, aos caríssimos leitores da Revista P´rá Mesa?
Lydia Ribeiro: Encaro a cozinha como um espaço por excelência de descobertas gustativas e, por este motivo, vou sugerir um prato com um vegetal nobre e que ainda é pouco conhecido em Portugal: a minha receita preferida de espargos!
Trata-se de uma refeição completa, prática (de um só tacho), que é feita com ingredientes básicos em 10 minutos! Poderia destacar outros vídeos, mas, desta forma, espero contribuir para conhecerem este excelente produto que, aliás, cresce também no meu quintal. Ofereço, assim, a possibilidade de experimentarem uma receita saborosa, fácil e económica, que vai surpreender todos os leitores da Revista P’ rá Mesa!
7. Por último: até que ponto é que acha que a ação de cozinhar e a de ser professora tem alguma relação entre si?
Lydia Ribeiro: Iniciei o canal YouTube durante o período de confinamento em que trabalhava à distância, sendo as aulas realizadas através de videoconferência. Depois de ter partilhado publicamente a minha primeira receita de uns bolinhos de limão no canal LYDIA RIBEIRO, aconteceu que, no final de mais uma aula online, fui surpreendida por um aluno!
Antes de desligarmos as câmaras, ele disse: “Professora, ora veja!” enquanto mostrava para todos os alunos da turma um lindo prato cheio de bolinhos de limão que tinha feito, seguindo a minha receita!
Nesse dia, soube que, além de ensinar Literatura e Gramática, também estava a transmitir aos jovens o meu gosto pela cozinha e a ensinar algo que, certamente, lhes será sempre útil pela vida fora!
Parabéns, Lídia Ribeiro! As suas receitas são excelentes e simples, como refere. Continue e muito sucesso.
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário, que já agora pergunto-lhe: que receitas a Cidália gostaria de ver aqui partilhadas? Por acaso gostaria de saber fazer alguma receita em especial para si ou para a sua família??
EliminarCumprimentos,
Mónica Rebelo,
a Fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
e Detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt
PARABÉNS LYDIA, por suas atitudes positivas, praticidade e escolha de ingredientes nutritivos e equilibrados! PARABÉNS MÓNICA pela escolha da entrevistada e por questões brilhantes que bem descrevem a ciência da gastronomia e a arte de cozinhar!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário, que a minha intenção é sempre partilhar assuntos de interesse a nível da história e tradição, mas também a ver com utilidades ou curiosidades, um bem haja!
EliminarApareça por aqui mais vezes, sendo um gosto comunicar com os caríssimos leitores da Revista P´rá Mesa, ou seja, com alguém que já faz parte desta comunidade em que a gastronomia também é uma forma de «falar», ainda que não saiba como se chama!
Cumprimentos,
Mónica Rebelo,
a Fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
e Detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt
Receitas práticas e deliciosas!
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário, que a minha intenção é sempre partilhar coisas boas e de utilidades para todos os leitores da Revista P´rá Mesa, um bem haja!
EliminarE ainda que não saiba como se chama, gostaria de lhe fazer uma pergunta: será que conhece a Lísia Ribeiro? E que tipo de receitas gostaria mais de ver aqui publicadas? Por acaso você ou alguém da sua família pratica alguma dieta em especial?
Cumprimentos,
Mónica Rebelo,
a Fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
e Detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt
Cidália, agradeço muito a sua linda mensagem motivadora, ainda mais porque é vinda de uma pessoa que já foi minha Professora, que se tornou Amiga ( digam lá se não são maravilhosas as vantagens deste mundo virtual! 😍) e que eu admiro muito, com um Talento excecional para as Artes Manuais! 🍀 Muito obrigada pelo apoio! Beijinhos.😘
ResponderEliminarMuito obrigada eu pela oportunidade de divulgar alguém com um dom especial de ensinar bem também na cozinha, ficando à espera das suas sugestões boas, práticas e deliciosas, ui, ui :)
EliminarCumprimentos,
Mónica Rebelo,
a Fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
e Detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt