segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Susana Rodrigues do Projeto Erv´Arruda em Entrevista à Revista P´rá Mesa!

Por acaso sabe qual é a bruxa mais famosa de Portugal? E onde é que, em 1992, a telenovela Cinzas (telenovela) e, em 1996, a telenovela Filhos do Vento, ambas produzidas pela NBP para a RTP, foram gravadas?  


E a resposta certa às questões colocadas anteriormente é, sendo que é uma vila portuguesa situada no Distrito de Lisboa... Arruda dos Vinhos





E é assim que inicio hoje, mais uma entrevista na Revista P´rá Mesa, envolvendo ainda a divulgação de um Projeto que inclui diversos tipos de produtos naturais e de grande qualidade:

https://www.instagram.com/ervarruda/ 

https://www.facebook.com/ervarruda/

Venha daí então descobrir Erv´Arruda, um projeto criado por alguém com um alto e profundo conhecimento e carinho pelas plantas, que, ao ser capaz de criar e de selecionar, para si, meu caro leitor, os melhores produtos naturais, apresenta, sem dúvida alguma, um serviço à própria comunidade: Susana Rodrigues!

1) Começando pelo significado do nome de Erva Arruda, ao fazer uma certa pesquisa pela Internet, encontrei o seguinte texto aqui:Erva Arruda: Associado ao topónimo do concelho, este arbusto está intimamente ligado às tradições desta terra, em virtude das suas propriedades místicas e medicinais.” Quer pronunciar-se também sobre esta questão, para elucidar melhor os caríssimos leitores da Revista P´rá Mesa?

Susana Rodrigues: Arruda dos Vinhos, terra natal da conhecida Bruxa d’Arruda, tem na sua tradição o uso das plantas nas “mezinhas"; para curar todos os males. A sabedoria das plantas foi trazida pelas esposas dos cavaleiros de Santiago que estiveram na região durante bastante tempo. Esse conhecimento foi passado a algumas mulheres da vila que, de geração em geração iam passando seu conhecimento às suas filhas. É assim que surge a linhagem da famosa Bruxa d’Arruda, famosa curandeira, conhecida por tratar todos os males do corpo, atraindo clientes de todo o país.


2) Já agora, quer dar alguns exemplos práticos e úteis a ver com a utilização deste tipo de planta na culinária?

Susana Rodrigues: Arruda não tem nenhuma aplicação conhecida na culinária. Tradicionalmente, Arruda é usada em “mezinhas” para espantar a inveja e o mau olhado. Na medicina natural, a infusão de Arruda ajuda a combater as dores menstruais e abundantes. O seu óleo essencial alivia dores e lesões do sistema osteoarticular (artrites, artroses, etc.)

3) Entretanto, também não pude deixar de reparar no seguinte comentário a ver com a sua loja ali: “Um espaço acolhedor e muito bem decorado. Ambiente simpático e muito profissional. Boa diversidade de produtos naturais de grande qualidade. Atendimento com elegância e profissionalismo. Explicações pela proprietária muito atenciosas e esclarecedoras acerca dos produtos expostos, revelando desta forma o elevado grau de conhecimento. Parabéns e muitas felicidades.” Neste sentido, importa-se de explicar como é que tudo começou e porquê na área de “lojas ervanárias”?

Susana Rodrigues: Cresci ligada à tradição de usar infusões e outros preparados herbais, para as diversas situações. O contacto com este mundo sempre fez parte da minha vida. Em 2019 decidi estudar Fitoterapia para aprofundar o meu conhecimento. Somente após terminar o curso, pensei em abrir o negócio e partilhar, com o mundo, a minha paixão. 

4) E qual é a sua naturalidade e formação profissional?

Susana Rodrigues: sou natural de um pequeno lugar no concelho de Arruda dos Vinhos – A-do-Mourão

5) No que diz respeito aos seus fornecedores, qual a origem dos produtos que vende e quais serão os mais procurados e porquê?

Susana Rodrigues: pesquiso regularmente os melhores produtores de cada planta, para garantir a qualidade dos meus produtos. É difícil dizer quais são os mais procurados, pois, no caso dos blends medicinais, depende da necessidade específica do cliente. No caso dos Chás, depende muito do gosto específico da cada um. No caso dos condimentos e especiarias, os mais procurados são os sais aromatizados pela sua originalidade e fórmula únicas. Nos condimentos, os mais procurados são os mais exóticos, logo mais difíceis de encontrar, como é o caso do Chimichurri, Za’atar, Harissa e Caril Tailandês, por exemplo. 

6) E para além da loja física que adquiriu, onde é que costuma expor mais os seus produtos e como é que alguém pode entrar em contacto consigo para adquirir alguns?

Susana Rodrigues: habitualmente participou em feiras e eventos ligados à saúde e bem estar e, também em mercados Gourmet, como o Gourmet da Ladra onde estou regularmente às terças feiras, no Mercado de Santa Clara.

7) Tendo em conta o que se pode ler aqui, “Uma alimentação saudável é algo que está cada vez mais presente nas preocupações dos consumidores. As kespeciarias e as plantas aromáticas e medicinais (PAM), já fazem parte da pirâmide da dieta mediterrânica, o que justifica o interesse pelo estudo do respetivo consumo.” Acrescente-se que hoje temos o conhecimento de diversas espécies vegetais que trazem benefícios ao organismo humano, existindo também uma relação importante para com a nutrição, logo também para com a nossa própria saúde e bem-estar, ainda que os chamados “alimentos funcionais”, em princípio, não curem doenças, mas funcionem mais ao nível na prevenção ou como coadjuvantes em determinados tratamentos, correto?

Susana Rodrigues: correto, é importantíssimo introduzir as PAM’s nas nossas práticas e rotinas diárias, já que têm um papel importantíssimo, principalmente na prevenção das doenças e na contribuição para um estilo de vida mais saudável.

8) Para finalizar, quem é que cozinha lá em casa e qual a sua receita favorita?

Susana Rodrigues: habitualmente, sou eu que cozinho. Tenho várias receitas preferidas. Dependendo de quem janta. Para as crianças, as receitas bolonhesas temperadas com a minha mistura italiana. Duas das minhas receitas preferidas são também o Caril de Grão e os Cogumelos no forno, temperados com uma mistura que fiz especificamente para esta receita.

(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa
com imagens cedidas por Susana Rodrigues) 

1 comentário:

  1. Susana, gostaria de elogiar a tua criatividade na realização deste projeto. A tua abordagem é única e eficaz. Parabéns!

    ResponderEliminar